sexta-feira, 1 de junho de 2012

Vergonha









VERGONHA

                               Vergonha, O que significa vergonha para você?
Cada pessoa tem um tipo de vergonha, vergonha de comer na frente de outras pessoas, vergonha de falar em público, até vergonha de ter vergonha. A vergonha é  comum nos seres humanos,  todos temos vergonha nem que seja de uma pequena coisa.
                                 No livro Emoções, escrito por Tatiana Carvalho Assadi, a autora apresenta o exemplo de Adão e Eva: após comerem a fruta que tinha sido proibida por Deus no paraíso, perceberam sua nudez e tiveram vergonha dos órgãos sexuais.   Este exemplo nos demonstra que a vergonha é uma emoção, um sentimento que já estava presente entre nós desde a aurora da humanidade.
   Será que a vergonha nos faz bem? Creio que sim, no livro Emoções, a autora afirma que a vergonha é fundamental para a espécie humana, ilustrando essa informação com exemplos de ditados populares  e provérbios : “Vergonha só se perde uma vez”; “quem a perde não tem mais nada a perder “; “ perdida a vergonha , não adiantam castigos”.
                                 O sentimento da vergonha desempenha um papel fundamental  na vida de cada um de nós, por que é uma emoção que nos marca muito. Ao cometemos um erro e passarmos por uma humilhação  não vamos querer passar pela mesma situação novamente.
               O que vemos da vergonha é que no século XXI parece ter havido um declínio.  Antigamente as pessoas tinham medo da vergonha, hoje  grande parte das pessoas demonstram não se importarem com a própria imagem e vemos que isso só vai se aprofundando. Os exemplos são múltiplos:  como políticos que roubam sem nenhuma preocupação, mulheres e homens se prostituindo, pessoas roubando e matando, e não sentem nem um pouco de vergonha. E nós? O que entendemos por vergonha hoje? Será que  esse sentimento é sentido da mesma maneira hoje, e há cinquenta anos? Hoje  a mulher que tem um relacionamento sexual antes do casamento não é, necessariamente, recriminada por isso.
      Para que possamos entender o sentimento da vergonha precisamos observar o que a sociedade nos impõe, os valores atuais, a cultura e como reagimos diante de tudo isso.
                



Tatiane Jesus


Referências
ASSADI, T. C., Vergonha - Coleão Emoções, São Paulo, Duetto Editorial, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário